Antes de mais, chama-se Baptismo por causa do rito central com que é celebrado: batizar significa «imergir» na água. O que é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5,17). Chama-se também «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tit 3,5) e «iluminação», porque o batizado se torna «filho da luz» (Ef 5, 8). (Catecismo da Igreja Católica # 1213 – 1216 – 1276 – 1277)

O processo para o Sacramento do Batismo é feito a través da Paróquia Santa Brígida, lugar no qual se encontra o centro da Capelania de Língua Portuguesa atendida pelos missionários de São Carlos Scalabrinianos, no entanto é necessário entrar em contato direto com o Padre Capelão.
Que devo ter em conta para batizar?
1. Contatar o Capelão no mínimo dois meses antes da data proposta para o batismo.
2. Preencher o formulário.
3. Tanto os pais da criança, quanto os padrinhos, devem fazer o curso pre-batismal. Este curso (em inglês) está sempre disponível na última Terça-feira do mês às 7:30 p.m. na Igreja Santa Brígida.
4. Os padrinhos devem ser católicos praticantes, batizados e confirmados.
5. Após o curso pre-batismal, preparar uma data com o Capelão para a devida preparação da Celebração. Seja na Igreja ou na casa da família.
6. Marcar a data do Batismo. (Geralmente o Sacramento é celebrado no dia sábado às 10:00 a.m.).
7. Na Missa seguinte à Celebração do Sacramento, apresentar à criança diante da comunidade de Fé. (São Marcos, Santa Brígida ou Santíssima Trindade).