Entende-se como capelania, dentro da Igreja Católica, como à assistência Religiosa e Social prestada a diferentes grupos étnicos ou setoriais dentro da sociedade, geralmente atendidos pelo Capelão ou Padre responsável dos mesmos, que considera a cultura, a língua e as tradições.
Assim, a Capelania de Língua Portuguesa na Arquidiocese de Melbourne é uma comunidade católica fervente ativa que, migrante em terra estrangeira, tenta dar assistência pastoral, religiosa e espiritual às pessoas, favorecendo a conservação das tradições e devoções populares através da integração, dos encontros litúrgicos, festas patronais e dos eventos sociais que marcam a história de cada país.
Vale ressaltar, que na Arquidiocese de Melbourne esta Capelania está composta, de um lado, por todos os países que têm como língua oficial o português, tais como: Portugal, Brasil, Timor-Leste, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Macau. Enquanto que por outro lado, são três os grupos étnicos que frequentam constantemente à Capelania: Portugal, Timor-Leste e Brasil, os quais têm a sua consistência na tradição fervente dos portugueses, no espírito asiático dos timorenses e no carisma alegre dos brasileiros. Tudo isto sem deixar de lado as novas gerações, todos aqueles que já nasceram na Austrália e que acompanham durante os eventos importantes ou festas.
A Capelania, pois, tem sido assim o produto da necessidade de atender e acompanhar os migrantes que, longe de casa, tentam conservar a fé católica e através das celebrações ou acompanhamento espiritual na sua própria língua sentem-se fortalecidos.
Grupos que formam a Capelania:
a) Os Portugueses:
O grupo dos portugueses presentes na Capelania é muito variado na sua procedência. A maior parte é formado por aqueles que vieram diretamente do Portugal Continental e da Ilha da Madeira. Assim como alguns outros que vieram de países da região europeia como: França, Alemanha, suíça, etc. Muitos outros vieram de ex-colônias portuguesas como Angola e Moçambique após estas se tornarem países independentes, ou mais ainda do Timor-Leste, durante a invasão da Indonésia.
b) Os Brasileiros:
Este é o grupo mais novo dentro da Capelania, mesmo que se acredita que a primeira família brasileira chegou em Victoria no ano de 1871, após a qual muitos migrantes brasileiros vieram para Austrália abordo dos navios ingleses que paravam no porto do Rio de Janeiro. Em 1980 o número Brasileiros residentes em Victoria foi de 550. Hoje em dia o número de brasileiros tem aumentado com a presença dos estudantes internacionais, muitos dos quais têm se integrado nas diferentes atividades da Capelania, seja na Missa Dominical da Comunidade São Marcos; na Missa especial para a Comunidade Católica Brasileira em Melbourne todo último domingo do mês, na Comunidade Santa Brígida; e atualmente na nova Comunidade Rainha da Paz durante o segundo domingo de cada mês.
c) Os Timorenses:
O grupo dos timorenses dentro da Capelania é integrado por aqueles que vieram do Timor-Leste a partir do ano de 1975, os quais saíram como consequência da invasão da Indonésia ao seu território, da retirada da presença portuguesa e da guerra civil. Pode-se dizer que foi durante este período que ocorreu o maior êxodo dos timorenses às terras australianas. Alguns deles vieram diretamente para Austrália em 1975, enquanto outros emigraram para o Portugal, e posteriormente para terras australianas desde 1978. De acordo com o Censo do ano 2006, o maior número da comunidade timorense que mora na Austrália encontra-se no estado de Victoria.