O início da vida cristã em Melbourne

vida cristã em Melbourne

Eu e meu marido Renan Rodrigues chegamos em Melbourne no início de setembro de 2018. Desde então, por morar próximo da Igreja de St. Francis do centro da cidade, durante um mês, tentávamos entender as missas em inglês que lá ocorriam. Entretanto, não conseguíamos entender nem 10% de toda celebração, o que era um pouco frustrante! Assim, passamos apenas a fazer nossas orações pessoais e comungar, com o intuito de manter vívido a vida cristã em nós.

O encontro com a Capelania

Aos poucos fomos integrando à comunidade brasileira no país através dos grupos do Whatsapp, Facebook e com o contato com alguns brasileiros na escola. Foi então, que descobrimos que existia uma Celebração da Missa em português sempre no último domingo de cada mês na Igreja de Santa Brígida. Em meados de outubro de 2018, começamos a ir nesta missa organizada pela Capelania de Língua Portuguesa.

Desde o início, sempre ficamos para a “mini partilha” com café entre os brasileiros após a celebração, onde conhecemos várias pessoas legais, fizemos laços de amizade e nos aproximamos do Padre Fábio, porém sem assumir responsabilidades.

No entanto, as missas em português foram e são extremamente importante para me aproximar de casa. Adicionalmente, para me sentir acolhida por Deus e meus conterrâneos, além de aumentar minha fé cristã e renovar minhas esperanças. 

Necessidade cristã de ser mais ativa

Após um ano, nos mudamos para Carlton e com a nossa vida mais estável passamos a participar da Celebração da Missa em português organizada pela Comunidade Nossa Senhora de Fátima nos demais domingos do mês, onde fomos recebidos de forma super carinhosa tanto pelos portugueses quanto pelos timorenses, e com isso sentimos no coração a necessidade de integrar e ajudar a Capelania de forma mais efetiva. 

Saber que sou integrante da Capelania de Língua Portuguesa na Austrália me faz sentir como se tivesse mais integrada com a Igreja Católica cumprindo com meu dever de Cristã e agradando o coração de Deus ajudando com o crescimento da Sua Casa. Tal ação, me faz estar um pouco mais “enraizada” ao país, mesmo sendo imigrante.

Dessa forma, acredito que a Capelania é para mim um pedacinho da minha casa num lugar totalmente diferente. Além disso, um espaço onde posso além de professar minha fé católica em português, também renovar minhas forças para continuar com a vida árdua do dia-a-dia de migrante. Assim, jamais esquecer que Deus me ama por meio de cada sorriso dos seus membros. Ou seja, a Capelania de Língua Portuguesa já é parte fundamental da minha vida australiana.  

Danielle Sampaio